Brasil
Publicada em 10/07/17 às 12:00h - 655 visualizações
Consulta Pública sobre a Unidade de Conservação Ararinha-azul
O INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE, AUTARQUIA VINCULADA AO MINISTÉRIO DE MEIO AMBIENTE

ACCORD-Associação Curaçaense Comunitaria de Rádio e Difusão


 (Foto: Marcus Vinicius Romero do criadouro Fazenda Cachoeira)

O INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE, AUTARQUIA VINCULADA AO MINISTÉRIO DE MEIO AMBIENTE convida a todos e todas para participar, na última semana de julho, da consulta pública sobre a criação da Área de Proteção Ambiental e Refúgio de Vida Silvestre da Ararinha-azul, que tem o objetivo de proporcionar condições adequadas à reintrodução (soltura) da ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) na sua área de distribuição histórica. A consulta pública ocorrerá:

·         No Dia 29/07, na Escola Santo Antônio, Rua Dois, Núcleo NH3, Itamotinga-Juazeiro, as 8:00 horas;

·         No Dia 31/07, no Teatro Raul Coelho, Praça Raul Coelho, em Curaçá, às 14:00 H.

A região que compreende Curaçá, Juazeiro e adjacências é considerada como altamente prioritária para a conservação, devido ao número de espécies que só ocorrem aqui (endêmicas) e ameaçadas de extinção. Por isso, foi proposta a criação de Unidades de Conservação Federal da ararinha-azul, com o objetivo principal de suportar os projetos de recuperação da espécie e possibilitar o incremento da qualidade de vida local. Uma Área de Proteção Ambiental (APA) de aproximadamente 120 mil hectares e um Refúgio de Vida Silvestre (Revis) de aproximadamente 30 mil hectares irão abranger os riachos próximos à Fazenda Concórdia, onde será realizada a reintrodução da ararinha-azul. 

Na APA, de uso sustentável, será priorizada a manutenção das atividades produtivas de maneira sustentável. A APA inclui parte da Serra da Natividade e a Serra da Canabrava, próximas aos distritos de São Bento e Patamuté, além de trechos dos riachos Barra Grande e Melancia. Nesta UC será priorizada a proteção da natureza e o uso das terras pelas comunidades tradicionais de maneira sustentável, por meio de garantia da chegada de programas governamentais sociais como o Bolsa Verde, o Pronatec, Programa Primeira Agua, Água para Todos, dentre outros. Isso tudo para melhorar as técnicas produtivas, a renda das pessoas e assim diminuir a pressão de uso de recursos naturais que contribuem com a degradação ambiental local. Além disso, o zoneamento e o plano de manejo da UC irão disciplinar o processo de ocupação, infra-estrutura e empreendimentos no local.

A Revis, UC de proteção integral, terá menor área, englobando principalmente as matas ciliares dos Riachos da melancia e Barra Grande para proporcionar a regeneração da vegetação importante para a ararinha-azul e maracanãs, tanto para alimentação quanto para reprodução. Tem como objetivo a recuperação das áreas degradadas e a diminuição da pressão de pastejo sobre a vegetação da caatinga. As atividades econômicas incompatíveis com a conservação do ambiente serão inibidas e a caprinocultura sustentável será incentivada.

É muito importante que as comunidades e setores públicos e privados participem da consulta pública para esclarecerem dúvidas, discutirem e opinarem sobre a criação desta unidade de conservação, uma vez que estas pessoas estarão diretamente ligadas à implantação e manutenção das UCs da Ararinha-azul.

 

Release enviado por Sueli Souza Damasceno Bióloga - Ecologia/Ornitologia



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Curaçá Acontence
17/9 DE 17 A 20 DE SETEMBRO ACONTECE A 12ª SEMANA DE INCLUSÃO COM TEMA:CAMINHOS E POSSIBILIDADES

(74) 99806-2224

No Ar


Nenhuma programação cadastrada
para esse horário





Hora Certa
Peça sua Música

  • Adriana Medeiros
    Cidade: Afrânio Pe
    Música: Montanha- Patrícia Romania
  • Bia
    Cidade: Casa Nova
    Música: Matheus e Kauan - Nessas Horas
  • Francisca
    Cidade: Curaça
    Música: Não está saído o som
  • Francisca
    Cidade: Curaça
    Música: Estamos juntos
  • Bismarck
    Cidade: Itaitú - Jacobina - Ba
    Música: Habitarei em Ti - Trio Iglesias
  • Bismarck
    Cidade: Itaitú - Jacobina - Ba
    Música: Habitarei em Ti - Trio Iglesias
Publicidade Lateral
Estatísticas
Visitas: 76907 Usuários Online: 32


Parceiros

Copyright (c) 2018 - ACCORD-Associação Curaçaense Comunitaria de Rádio e Difusão - Todos os direitos reservados